sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cidadania? Burocracia e Banalização! '-'

Pra falar a verdade, tá aí um grande problema pros seres humanos... Não entender bulhufas do que é cidadania, direitos humanos, coisas assim... E ainda ter a cara de pau de reclamar dada pela falta "destes"! Ora... Estuda, se informa, vai procurar o que te é de direito e tira a bunda da cadeira e seja menos hipócrita. É como se, beleza "Bora fazer uma marcha pra criticar o governo", humpf! Já parou pra pensar que não existem "Deveres humanos", mas APENAS "Direitos humanos"?! O mal é dar direitos demais pra indivíduos que não dão a mínima para a sociedade e só pensam em vantagens individuais. Familiares? É um máximo. Em tese, eu acho que o problema dos países (alguns!) é não ter maturidade suficiente pra administrar o que se tem e apenas banalizar as relações (O que, eu confesso, não ajuda lá muito. É.)


Chegando à questão do desenvolvimento... Ok, vamos falar sobre o Brasil. Massa! Viramos 7ª potência mundial, temos agora o BRIC juntamente com os outros emergentes, nações irmãs européias pendem reforço nosso, e somos atualmente uma ameaça até mesmo para os EUA. Uau! E tudo isso em quanto tempo? 10 anos, no máximo! Tá bom, eu assumo... Isso mete lá um orgulhinho. (Mais ainda por lembrar que Pernambuco teve a maior porcentagem de PIB em todo o Brasil. Como uma relação de: China está para o mundo como Pernambuco está para o Brasil. Quem sabe assim os "grandes" não aprendem a baixar a cabeça um pouquinho pra quem eles chamam de "nordestinos cabeça chata". Eles dependem de nós agora, que dó! :D) Mas voltando ao assunto do PIB do Brasil... Bem, ficou claro o grande crescimento do nossa país nesse setor, contudo... Onde se pode ver notórias mundaças quanto a questão do IDH? Todo mundo (que tenha a cabeça no lugar e não viva só de coisas banais, claro!) sabe que uma média de PIB + IDH é o que se diz se um país é potência ou não. O PIB do Brasil? É ótimo, é um orgulho pra nação! Sim, sim... Mas e o IDH? Alguém aí sabia que se calcular apenas pelo IDH do Brasil, ele não fica nem entre as 100º potências mundiais?! Até Portugal e Espanha que estão passando por uma crise TERRÍVEL tem um IDH puta elevado, mas cadê a parte do NOSSO governo? Não existe.

Se não fossem as empresas particulares e algumas exceções para as federais (petrobrás, refinaria, suape...), o Brasil seria apenas mais um pobre país, o qual deixou de ser colônia, e simplesmente... Sobrevive. Porque se depender do governo, quase nada é feito. Ou pelo menos não se vê.

É uma questão de consciência, não? Se você é político e tem o PODER nas mãos de representar sua sociedade, por que não fazer algo digno? Pelo amor de deus, é tão difícil assim? É tão complicado resistir ao "pecado" de corromper o dinheiro que a sociedade paga pra ter seus direitos e não para uso próprio?

Se existe algum político que seja exceção no meio destes... Ele pode mudar muita coisa, mas eu garanto que se fossem uma maioria... O nosso IDH poderia superar até mesmo o PIB, fazendo com que chegássemos assim ao ponto de 4ª potência mundial, antes mesmo dos 7 anos previstos. (:

Ah! Só um recado para os fanáticos por futebol... Vamos brincar de deixar de ser nacionalistas apenas na copa, tá? Nacionalistas SEMPRE, por um Brasil melhor... A cada pequeno passo que se dá. (;

Força Brasil, sempre sempre Brasil! (L) ;)


Créditos à Fernanda Pessoa, Paulo Chaves e João Correia. Professores que me ajudaram a abrir minha mente quanto aos inúmeros fatores a se tratar da sociedade em si.

Meu muito obrigada. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário