sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Tua linda e doce ironia, me fascina..."

Memórias póstumas de Brás Cubas; Trecho, capítulo CLX.
"E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Aquele autor que não se define com as características de alguma escola literária. Não é aquele que se diga "É romântico", "É realista", "É parnasiano". Ele simplesmente é... Machadiano. Que se entrega à Literatura acima de tudo, e escreve de uma forma extremamente encantadora, sem precisar parecer rebuscado demasidamente... Tal como os cultistas do barroco. És meu ídolo, minha inspiração quando eu escrevo; Tua doce ironia, me fascina... Assim como tua conversa com o leitor que me transparece e estabelece ainda mais uma relação de proximidade conosco. Se me perguntassem qual é o alguém, vivo ou morto, que eu gostaria de conhecer ou pelo menos dar um grande abraço, esse alguém é você (...)


(...) Machado de Assis. <3




E e só pra descontrair; Quem Castrou Alves? O machado de Assis. O: Parei. Q

2 comentários: